
Há dias que meu filho chega da escola com essa palavra "jumpen" assim em holandês, que significa JUMP em inglês como muitos sabem, porque em holandês Jump é springen, mas nesse caso ai é jumpen, eles aqui fazem verbo de tudo, e jumpen é verbo no infinitivo por exemplo. We gaan jumpen * nós vamos dançar a dança do pulo.
E ele ficava dançando em casa assim sem mais nem menos, depois vira a saber que ele queria era treinar, praticar pra fazer bonito na escola.
Jumpen também é uma coreografia de rua deles lá, aliás não sei quem inventou, pula duas vezes, cruza as pernas pra frente pra trás, solta a perna direita duas vezes pra frente, a esquerda uma vez pra frente, imediatamente pra trás, continua com a direita que cruza com a pena esquerda e depois continua na sequência inicial, sem pular duas vezes e quanto mais entusiasmo melhor.
Entenderam? Não? Parece simples, e é...mas sincronizar tudo é que são elas, todos juntos ai que é o grande segredo e fica muito, mas muito legal, parece uma rave e quanto mais ensurdecedora a música melhor.
Ontem foi a festa de encerramento do tema "Teatro de Rua"...cada grupo da escola do meu filho, apresentava um ou mais números, da classe dele foi uma música e coreografia de índios "norte americanos", já que eles estava trabalhando nesse tema já faz um tempo.
No início da festa todos os professores e professoras abriram o espetáculo com uma música bem DUM DUM DUM eletrônica, bem alta, com o JUMPEN, eu já fiquei animadíssima, porque como platéia dancei e berrei junto - coisa que aqui as pessoas não fazem muito, tanto que hoje the day after eu dei um bom dia pro diretor e os parabéns porque é muito engraçado ver professor/a dançar e fazer bagunça. E ele o meester Ivo disse que eu também estava animada, nossa...no meio de mais de 300 pais ele notou minha animação, mas o número de Jumpen não era comigo, em passinhos sou descoordenada, meu negócio é agito.
A tarde foi ótima, porque o sol não parou de brilhar - hoje já está chovendo.
E as guloseimas que as mães fazem como de praxe estavam uma maravilhasa, eu não fiz nada nem colaborei, aliás nem tirei foto, nem filmei. Me arrependo de não ter filmado, porque o legal da coisa era o movimento, mas comi o tempo inteiro.
Tinha grupos que dançaram rap, outros tocaram rock em bandas o grupo 8, das crianças maiores, e também salsa, dança havaiana...e os pequeninhos de 4 também dançaram, são sempre engraçados, porque eles não entendem direito o que é uma apresentação, mas muitos conseguem fazer direitinho.
Mas todos os grupos tinham uma roupa e/ou acessórios específicos, que fazem o espetáculo mais bonito.
Entrementes, as crianças participaram de brincadeiras, comprei um pulseira pra Dominique e outra pro Dimitri, e eles podiam participar das brincadeiras gratuitamente, enfrentando filas claro, pescarias, marcar pontos com as bolas de gude, aceitar o alvo, umas com água..etc.
A fila do sorvete tava também quilométrica pelo calor. Sorte que aqui furar fila, não é uma boa idéia.
Legal que esse dinheiro sempre vai pra caridade, ou pra melhorias da própria escola e município, ninguém embolsa nada.
Tinha também uma roda da fortuna, e volta e meia alguém ganhava um prêmio...tudo anunciado pelo diretor no microfone, fazendo o suspense necessário. Eu não ganhei nada porque não comprei lote nenhum, e algumas coisas de prêmio eu já tinha, como uma barraca pra sol, aquelas pela metade, que eu acho o maior trabalho....estou dando, hehehe. Eu queria mais o grande prêmio, que era uma viagem pra 4 para Duinrell, um parque com águas que as crianças devem gostar.
No final da festa, foi ótimo quando todos os professores e alunos dançaram o Jumpen juntos, e a maior barulheira, não parecia uma escola.
E esse tipo de evento em uma escola eu nunca vi. Adorei...e ficava imaginando as festas tímidas dos meus colégios de antigamente, nossas os tempos mudaram mesmo.
Tudo agora é muito cool, e mais cool ainda que passamos no Mac Donald's depois, e no caminho pra casa Dimitri meu filho disse:
- Chegando em casa põe o CD da Madonna com o número "Jump"?????
Amanhã irei pra Suiça e Áustria, meu ticket já está na mão, o tema da escola da Dominique é uma viagem à Europa, mas apesar do ticket não preciso pegar avião nenhum, fazer check in, tudo na imaginação e quero ver o que eles vão aprontar lá em Katwijk (cidade onde fica a escola dela)porque eu ainda estou com o Jumpen na cabeça, aliás nos pés.JUMP
Are you ready?
No comments:
Post a Comment