Thursday, June 21, 2007

Jump(en)


Há dias que meu filho chega da escola com essa palavra "jumpen" assim em holandês, que significa JUMP em inglês como muitos sabem, porque em holandês Jump é springen, mas nesse caso ai é jumpen, eles aqui fazem verbo de tudo, e jumpen é verbo no infinitivo por exemplo. We gaan jumpen * nós vamos dançar a dança do pulo.
E ele ficava dançando em casa assim sem mais nem menos, depois vira a saber que ele queria era treinar, praticar pra fazer bonito na escola.
Jumpen também é uma coreografia de rua deles lá, aliás não sei quem inventou, pula duas vezes, cruza as pernas pra frente pra trás, solta a perna direita duas vezes pra frente, a esquerda uma vez pra frente, imediatamente pra trás, continua com a direita que cruza com a pena esquerda e depois continua na sequência inicial, sem pular duas vezes e quanto mais entusiasmo melhor.

Entenderam? Não? Parece simples, e é...mas sincronizar tudo é que são elas, todos juntos ai que é o grande segredo e fica muito, mas muito legal, parece uma rave e quanto mais ensurdecedora a música melhor.

Ontem foi a festa de encerramento do tema "Teatro de Rua"...cada grupo da escola do meu filho, apresentava um ou mais números, da classe dele foi uma música e coreografia de índios "norte americanos", já que eles estava trabalhando nesse tema já faz um tempo.
No início da festa todos os professores e professoras abriram o espetáculo com uma música bem DUM DUM DUM eletrônica, bem alta, com o JUMPEN, eu já fiquei animadíssima, porque como platéia dancei e berrei junto - coisa que aqui as pessoas não fazem muito, tanto que hoje the day after eu dei um bom dia pro diretor e os parabéns porque é muito engraçado ver professor/a dançar e fazer bagunça. E ele o meester Ivo disse que eu também estava animada, nossa...no meio de mais de 300 pais ele notou minha animação, mas o número de Jumpen não era comigo, em passinhos sou descoordenada, meu negócio é agito.

A tarde foi ótima, porque o sol não parou de brilhar - hoje já está chovendo.
E as guloseimas que as mães fazem como de praxe estavam uma maravilhasa, eu não fiz nada nem colaborei, aliás nem tirei foto, nem filmei. Me arrependo de não ter filmado, porque o legal da coisa era o movimento, mas comi o tempo inteiro.
Tinha grupos que dançaram rap, outros tocaram rock em bandas o grupo 8, das crianças maiores, e também salsa, dança havaiana...e os pequeninhos de 4 também dançaram, são sempre engraçados, porque eles não entendem direito o que é uma apresentação, mas muitos conseguem fazer direitinho.
Mas todos os grupos tinham uma roupa e/ou acessórios específicos, que fazem o espetáculo mais bonito.

Entrementes, as crianças participaram de brincadeiras, comprei um pulseira pra Dominique e outra pro Dimitri, e eles podiam participar das brincadeiras gratuitamente, enfrentando filas claro, pescarias, marcar pontos com as bolas de gude, aceitar o alvo, umas com água..etc.
A fila do sorvete tava também quilométrica pelo calor. Sorte que aqui furar fila, não é uma boa idéia.
Legal que esse dinheiro sempre vai pra caridade, ou pra melhorias da própria escola e município, ninguém embolsa nada.

Tinha também uma roda da fortuna, e volta e meia alguém ganhava um prêmio...tudo anunciado pelo diretor no microfone, fazendo o suspense necessário. Eu não ganhei nada porque não comprei lote nenhum, e algumas coisas de prêmio eu já tinha, como uma barraca pra sol, aquelas pela metade, que eu acho o maior trabalho....estou dando, hehehe. Eu queria mais o grande prêmio, que era uma viagem pra 4 para Duinrell, um parque com águas que as crianças devem gostar.

No final da festa, foi ótimo quando todos os professores e alunos dançaram o Jumpen juntos, e a maior barulheira, não parecia uma escola.
E esse tipo de evento em uma escola eu nunca vi. Adorei...e ficava imaginando as festas tímidas dos meus colégios de antigamente, nossas os tempos mudaram mesmo.
Tudo agora é muito cool, e mais cool ainda que passamos no Mac Donald's depois, e no caminho pra casa Dimitri meu filho disse:

- Chegando em casa põe o CD da Madonna com o número "Jump"?????

Amanhã irei pra Suiça e Áustria, meu ticket já está na mão, o tema da escola da Dominique é uma viagem à Europa, mas apesar do ticket não preciso pegar avião nenhum, fazer check in, tudo na imaginação e quero ver o que eles vão aprontar lá em Katwijk (cidade onde fica a escola dela)porque eu ainda estou com o Jumpen na cabeça, aliás nos pés.JUMP
Are you ready?

No comments:

A tranquilidade das manhãs de domingo

Na verdade a manhã se passou, a manhã de domingo. Acordei antes do despertador. Não acho ruim, com essas musiquinhas bacanas de celu...