Monday, June 25, 2007

Com humor para os amigos como eu


"Normas para aceitação do lítio em sua vida:"


1) Esvazie o armário de remédios antes que cheguem convidados para jantar ou namorados novos que venham passar a noite.
2) Lembre-se de devolver o lítio para o armário no dia seguinte.
3) Não se envergonhe com sua falta de coordenação ou sua incapacidade de se sair bem nos esportes,que no passado praticava sem dificuldade.
4) Aprenda a rir do fato de derramar café,de ter a assinatura vascilante de alguém com 80 anos e de não conseguir pôr um par de abotoaduras em menos de 10 minutos...(no meu caso as lentes de contato, seria mais prático e rápido ter um olho só)
5) Sorria quando as pessoas brincarem a respeito de achar que precisariam estar tomando lítio, aquele velho ditado de "médico e de louco", elas acham que essa doença é besteira, vamos rir?
6) Concorde com um ar de inteligência e convicção quando seu médico lhe explicar inúmeras vezes as vantagens do lítio na eliminação do caos na sua vida.
7) Seja paciente enquanto espera por essa eliminação muito paciente. Releia o livro de jó e continue a ser paciente. Considere a semelhança entre as expressões "ser paciente" e "ser um paciente".
8) Procure não se deixar irritar pelo fato de você não conseguir ler sem esforço. Encare isso com serenidade,mesmo que conseguisse ler,provavelmente não se lembraria da maior parte, a palavra concentração agora faz sentido não?
9) Adapte-se a uma certa falta de entusiasmo e vitalidade que você tinha antes. Procure não pensar em todas as noites vibrantes que você já passou talvez fosse melhor não ter passado aquelas noites mesmo.
10) Sempre tenha em mente como você está melhor todos os outros sem dúvida salientam esse ponto com suficiente frequência,por irritante que seja é provável que seja verdade.
11) Seja grato. Nem mesmo chegue a considerar a hipótese de parar de tomar o lítio.
12) Quando você parar,ficar maníaco e/ou entrar em depressão,espere ouvir 2 temas básicos da sua família,dos seus amigos e terapeutas. -Mas você estava se saindo tão bem simplesmente não entendo.- Eu disse que isso ia acontecer.
13) Reabasteça seu armário de medicamentos.

4 comments:

Anonymous said...

OI adorei o estilo e composicao deste texto, que fala de umas coisas serias de jeito leve e com humor, ajudando a entender admirar as pessoas que precisam de tomar este tipo de remedio. Parabens, o story foi short e to the point!

Beth Blue said...

muito divertido este texto. e nem me fale em bipolar aware, fiquei de ir ao Mentrum fazer uma reavaliação do diagnóstico (you know the story)...e confesso que ando numa alegria fora do normal (ao menos para meus padrões, hehehe).

é que o universo resolveu me dar tudo aquilo que eu nem sonhava mais em ter...e sabe de uma coisa? depois de anos em que comi o pão que o diabo amassou, eu bem que merecia :-)

beijos de sua amiga apaixonada :-0

Antonio Da Vida said...

Oi querida,
Sabe o que eu acho? A nossa capacidade de adaptação e o instinto da sobrevivência sempre falam mais alto no final, em qualquer situação. A gente sofre mas a gente se levanta e continua. Então tome o seu lítio sim, sem encucação, sem fazer alarde, e com responsabilidade... encare com serenidade, cada um tem o seu calcanhar de Aquiles... e seja feliz. :-)
Bom fim de semana, beijo,
Antonio

Anonymous said...

Essa foi sem dúvida alguma a coisa mais cínica que eu ja li em toda a minha vida. A irresponsabilidade de médicos que nem sequem sabem como o medicamento age no organismo, leva pessoas a terem que, nas aveludadas palavras do autor, se acostumarem a nao serem mais entusiasmadas com a vida, não possuirem concentração, e ainda instaura a ameaça de terríveis episódios, caso não obedeça seu médico. Inconsequente, cínico e não mediu consequencias ao escrever essa porcaria. Ah! Não se esqueça de tomar um rivotril depois de pensar sobre o que andou dizendo...assim...só pra relaxar!

A tranquilidade das manhãs de domingo

Na verdade a manhã se passou, a manhã de domingo. Acordei antes do despertador. Não acho ruim, com essas musiquinhas bacanas de celu...