Wednesday, March 14, 2007

Amigo reflexo no espelho


Digo de carteirinha, que nem a brega música do Roberto Carlos "eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar"...acho que ele quer cantar e se isibir porque tem amigos, né? Quem não, numa maneira low profile? Estou na metade(?) de minha vida....e tenho muitos, sim, nem todos pertos, outros no lado esquerdo do peito...mas os tenho.

Comigo também. E acho que amizade é uma das coisas que fazem a vida ficar mais temperada, interessante, uma riqueza de graça, muitos poetas, cantores, escrever, cantam sobre a amizade.
E até acho que comparando com o Amor, existem poucas canções sobre. Talvez porque o amor venha carregado de ilusões, e ilustre uma vendável dor, já na amizade a dor é praticamente inexistente, talvez a dor da perde...mas isso é outro papo.


Talvez ,essa mesma dor da distância, (não como no amor, mas por sentir falta de compartilhar dias, problemas, diversão, papos, dor de um "raro" rompimento, de uma morte, afastamento por qualquer motivo, das linhas tortas da vida. Mas no geral a amizade, quando é verdadeira, é que nem uma planta, plantada no solo certo claro, sol, água (do orvalho), e sem fungos ou formigas que possa vir a danificá-la...dura por muitos e muitos anos.

Eu posso dizer que só devo agradecer à internet. Depois que me inscrevi no orkut...cada vez mais me surpreendo que sempre aparecem amigos MUITO QUERIDOS do passado, novamente em minha vida. Pessoas que hoje tem filhos grandes, até netos, pessoas que moram muito longe, na minha cidade natal, São Paulo onde morei, em outras partes no mundo, pessoas que através dos anos conviveram comigo, com uma Bebete de 15 anos, uma Bebete 22 outra de 34, e agora 46, sempre a mesma na essência, sempre sem máscaras...e assim eles são meu reflexo no espelho, e o curioso é que todos nós somos diferentes, mas iguais, companheiros de alma.

Bastou um clique, no meu nome...ou eu no nome deles, lá estão eles novamente fazendo parte do meu quase dia a dia, é realmente incrível isso.
Sou imensamente grata. Tenho sorte??? Sim, tenho sorte...se essa for a palavra, não gosto muito da palavra sorte, porque sou quem sou e vou atrás do que quero, e eles são quem são, e sempre houve a troca necessária, que é a amizade, sempre houve o prazer da companhia do outro, da troca desinteressada. E assim os anos vão se passando, e assim mesmo afastados, devemos realmente agradecer por ter amigos, e por nossos amigos, nos aceitarem como somos, simplesmente pelo fato de existirmos . Minha porta sempre estará aberta pra vocês...viu?

"Através da amizade, há sempre um prazer oculto, que jamais entenderão os medíocres"
(anônimo)

2 comments:

Beth Blue said...

pois eu acho que a amizade é tão importante quanto o amor. e não sei o que seria da minha vida sem meus amigos...

Unknown said...

O que é um amigo?
É uma única alma que vive em dois corpos.”
O grego Aristóteles pode ter sido um homem muito inteligente, mas ao dizer esta frase é que provou ser realmente um sábio. Pois até ele, uma das maiores mentes que o mundo viu nascer, tinha um amigo do peito: Platão, outro dos grandes pensadores da Grécia Antiga. Diziam os boatos que os dois batiam boca constantemente, discutiam na frente de outros, se desentendiam por tudo, era um terror. Mas um não dava dois passos sem ouvir a opinião do colega. A amizade parece ter essa característica desde 340 a.C. até os dias de hoje: quando se quer bem a outro, com ele é permitido brigar, reatar, gargalhar, viajar, chorar, falar. Enfim, ser amigo de verdade.

Mas por que ter amigos é tão importante assim? A explicação para isso existe tanto no plano fisiológico, do organismo, quanto no psicológico, vindo da mente.

Tu sabia que, quem possui amigos tem mais chances de sobreviver às doenças de alto risco, conta com um sistema imunológico com maior capacidade de regeneração, melhora a saúde mental e vive mais do que as pessoas sem esse tipo de apoio social.

dizem que ter amigos nos quais se possa confiar significa ter menos hormônios que geram estresse circulando pelo corpo — mesmo diante de problemas graves. O risco de ter aumento de pressão arterial e batimentos cardíacos de modo brusco também é menor nas pessoas com mais suporte de amizade em momentos de crise.

Ou seja o ministério da saúde adverte...tenha muitos amigos.

Tu já notou que agente cria um elo algo mágico com os amigos, tipo...Pensei na fulana e a fulana liga.

Ou do nada tu precisa falar com uma amiga e aquilo fica na sua cabeça martelando, ai tu liga e ela tá mal tá deprimida.
Isso é muito legal.
Quero sempre ter amigos.

A tranquilidade das manhãs de domingo

Na verdade a manhã se passou, a manhã de domingo. Acordei antes do despertador. Não acho ruim, com essas musiquinhas bacanas de celu...