Saturday, April 21, 2007

Dona Felicidade


Lembram da música das Frenéticas e a letra do Gonzaguinha que dizia:

"A Dona felicidade, baterá à nossa porta, e que importa a Mula manca, se eu quero...
a Dona felicidade"...

E lá vou eu novamente a cata da "Dona felicidade", comecei a correr hoje no parque(estilo free running), novamente depois de muitos meses sem disposição, sem vontade, sem ânimo, me sentindo um lixo por dentro e por fora, me enchi de coragem e consegui, dar várias voltas no parque, desviar das fezes dos cachorros, e ignorar olhares da molecada na puberdade fumando maconha, que importa se meu ipod está com as baterias recarregadas, e se esse tipo de corrida sempre foi o meu estilo.
Estou confiante, e amanhã vou novamente, cada dia...um pouco, até ter a minha média de 3x por semana. E eu juro, que daqui há um mês, não vou ter mais assunto jururu por aqui, vou continuar porque quero salvar minha pele "deles", de todos os monstros e entidades que querem ocupar meu corpo, minha mente, até ir pra Roterdã e me jogar da porte Erasmus, eu não posso permitir, posso?

Ontem coincidentemente foi o Singeloop in Leiden, uma corrida dentro dos canais do centro, nunca participei, quem sabe na próxima corrida me atrevo, mas já estou sonhando longe, onde eu quero chegar e nas benditas ai debaixo, e na minha guerra declarada aos monstros HP 150(que nem os cartões dos Pokemóns que meu filho Dimitri coleciona), minha casa tá cheia de guerras. Mas esse combate é primordial, e viva la Revolucion!.

Endorfina
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A endorfina é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso.
ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, visando relaxar e preservar-nos da dor e que dá enorme prazer . Diferentemente de outras drogas, é produzida pelo próprio organismo e realmente dá prazer, despertando uma sensação de euforia,bem estar e é sinônimo de saúde.
As endorfinas foram descobertas em 1975. Foram encontradas 20 tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a beta-endorfina a mais eficiente pois é a qual dá o efeito mais eufórico ao cérebro. Ela é composta por 31 aminoácidos.
O que as Endorfinas fazem no nosso corpo?• Melhoram a memória;• Melhoram o estado de espírito (bom humor);• Aumentam a resistência;• Aumentam a disposição física e mental;• Melhoram o nosso sistema imunológico;• Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;• Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos;• Aliviam as dores.
Atualmente sabemos que a endorfina é produzida na hipófise e liberada para o sangue juntamente com outros hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e o ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) que estimula a produção de adrenalina e cortisol. Após uma maratona observou-se aumento nos níveis sanguíneos de ACTH e endorfina. Esse aumento ocorreu de forma muito semelhante nos dois hormônios, alcançando seu pico no final da corrida (cerca de 5 vezes maior do que no repouso) e retornando ao níveis de repouso após 24 horas.

No comments: